terça-feira, 16 de setembro de 2014

Alice in Badland: história de um mundo sem nome

 Exposição Alice in Badland: a história de um mundo sem nome

     Alice no País das Maravilhas tem encantado gerações ao longo de seus 150 anos gerando diversas adaptações para cinema, peças de teatro, animações, jogos e quadrinhos sendo tanto versões diretas quanto indiretas.


     Mas por quê até hoje ele ainda faz sucesso? Por quê ainda causa inspiração para outros materiais? Talvez por ter todo um mistério rodeando seu conteúdo. Talvez, também, seus personagens carismáticos.

     Com base nisso o fruto gerado desta árvore nosense é o projeto Alice in Badland. Que conta a história de Alice e o "Mundo sem nome" após os eventos descritos nos dois Livros "Alice in Wonderland" e "Through the Looking Glass" ambos de Lewis Carroll.

    Foi criado um mundo "real" com uma história inspirada no que estão descritos basicamente nos nossos livros de História . Como foi difícil chegar a um consenso sobre o nome deste lugar, foi decidido deixá-lo assim.

     Muito foi pesquisado sobre outras materiais feitos. E o que vimos ainda era algo superficial. Em Alice in Badland os personagens ganharam uma história de vida. Todos têm seu passado, suas aventuras e embora seja similar à muitos outros trabalhos, mesmo sem nada a ver com Alice no País das Maravilhas, isso só significa que a inspiração foi colhida nas mesmas fontes.

   Sempre há uma comparação a determinados trabalhos já feitos. Claro que isso vai depender das referências de cada um. E muitos tratam-se de equívocos.

     Mas o quê faz Alice in Badland diferente dos demais trabalhos? Por quê esse projeto foi criado? Não era melhor criar um tema original?

     Bom, visualmente está diferente, a história, pelo pouco já publicado, parece mais séria e cotidiana... Creio que só resta esperar para saber o quê nos apresenta esse projeto. Se criam e recriam a história é por quê ela ainda tem muito para contar. E é verdade.

     Obviamente muitas passagens do livro não podem ser decifradas. Coisas que só quem viveu naquela época poderia entender. Então os autores apresentam o seu ponto de vista.

     Isso será visto durante a exposição em 35 trabalhos entre telas, desenhos, e esculturas.  Além dos workshops e bate-papos sobre o material.

     Vale a pena dar uma conferida. Sendo você fã ou não do gênero acredito que ainda vá se maravilhas por este trabalho dedicado.


Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário